sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ateramento Elétrico


Denomina-se aterramento a ligação intecional com a terra, isto é, com a massa condutora da terra.
Todo equipamento eletrico deverá, por razões de sgurança, ter o seu corpo aterrado. Também as instalações ( eletrodutos metálicos, caixas, quadros de derivação, etc.) deverão ser bem aterradas.
Isso e nescessaio porque poderá haver  circulação de corrente entre a parte elétrica e a parte mecânica do apalho aterrado ( o caso mais comum é o fio desencapado encostando na estrutura ). Estando o aparelho aterrado esta corrente sera desviada para  a terra e poderá operar o dispositivo de proteção do circuito, mas se o aparelho não estiver aterrado, o caminho mais facil para esta corrente poderar se o corpo do proprio operador, causando danos ás vazes irreparáveis.



Dois são tipos de aterramento a considerar:
  • O aterramento do sistema ou aterramento por razões funcionais.
  • O aterramento do equipamento ou aterramento por razões de proteção.
Um sistema aterrado possui o neutro ou outro condutor intencionalmente ligado á terra, diretamente ou através de uma impedância (resistência ou reatância).
 
O aterramento do equipamento de uma instalação elétrica consiste na ligação á terra, atraves dos condutores de proteção de todas as massas ( condutos metalicos, armações de cabos,carcaças de motores, caixas metálicas de equipamentos, etc.) e dos eventuais elementos condutores estranhos á instalação.
 
Algumas máquinas elétricas portateis vêm com uma tomada de três pinos (um para aterramento). sendo comum colocar um adaptador que elimina o pino de aterramento. Isto não  deve ser feito porque o aterramento, como foi dito anteriormente, evita que o operador venha a se acidentar quando utilizar o aparelho.
 
Os aterramentos são efetuados com eletrodos de aterramento que podem ser: hastes, perfis, barras, cabos nus, fitas, etc. O termo eletrodo refere-se sempre ao condutor ou ao conjunto de condutores em contato com a terra e , portanto, abrange desde uma simples haste isolada até uma completa " malha de aterramento" , constituida pela associação de haste com cabos.
 
O "Padrão " deverá ser aterrado atrvés de haste de terra de comprimento não inferior a 2,4m observadas as instruções da Norma ND-5.1 - "Fornecimento em Tensão Secundária - Rede de Distribuição Aérea".


Nenhum comentário:

Postar um comentário